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A importância da bomba de porão

Podemos considerar que a bomba de porão é um dos equipamentos mais importantes de qualquer tipo embarcação. Os barcos possuem diversos pontos de entrada de água. Desde a água da chuva, pequenos vazamentos em radiadores ou mangueiras de refrigeração, bomba d´agua, ou mangueiras hidráulicas de torneiras e chuveiros, até as juntas de acoplamento do motor, pequenos furos feitos no casco e no espelho de popa para a instalação de equipamentos. Ainda tem os borrifos de água quando navegando em mares mais agitados e até mesmo a ducha de água doce, depois de um relaxante mergulho levam água para dentro do barco. A água, como bem sabemos, penetra facilmente em qualquer fissura ou orifício e por tanto se torna comum no porão dos barcos, mas se não for eliminada, pode provocar mofo e mal cheiro, curto circuito, mal funcionamento do motor e até afundamento do barco.

A bomba de porão instalada na parte interna e mais baixa dos cascos de lanchas e veleiros (qualquer embarcação na verdade) é o equipamento que elimina essas pequenas quantidades de água, bombeando para fora do barco.

Além do fato de tirar a água de dentro do barco, a bomba de porão tem outra importância. A água no porão de um barco pode conter contaminantes como óleo, gasolina e outros fluidos que pode ser prejudicial se manuseados, por exemplo, usando a famosa canequinha. Por isso, é importante ter e manter a sua bomba de porão em plena condição de funcionamento e sempre que suspeitar de falhas providenciar o reparo ou troca do equipamento. Teste e verifique sua bomba de porão regularmente.

Um acessório de extrema importância, para não dizer obrigatório, são os automáticos para bomba de porão. Essa peça funciona com uma boia rente ao fundo do casco/porão que ao detectar certo nível de água no porão da embarcação, aciona automaticamente a bomba de porão. O equipamento é essencial para barcos que ficam por exemplo em poitas, ao sabor das chuvas, permitindo que a bomba de porão seja acionada e elimine a água que correu para o porão.

É importante lembrar que para a bomba de porão funcionar ela depende da bateria 12v e portanto, deve-se ter a preocupação de manter a bateria do barco sempre carregada. Isso pode ser feito com carregadores de baterias com energia solar, por exemplo.

Dicas para manutenção de bombas de porão.

1 – Examine os componentes da sua bomba de porão, incluindo as mangueiras, a fiação e as conexões. Se você verificar que um desses elementos está danificado, descascado, rachado, ressecado, trincado, este é o momento de reparar ou substituir a peça.

2 – Teste os interruptores do painel da bomba de porão. Certifique-se que a luz acende e que também se desliga como é suposto quando não há mais agua no fundo do barco evitando o consumo desnecessário de energia da bateria. Se ele não estiver funcionando corretamente, você vai precisar verificar os fios de ligação do sensor ou automático da bomba de porão. Esses itens precisam ser substituídos se não estiverem funcionando corretamente.

3 – Teste o seu alarme de nível de água elevado, se você tiver um claro. Muitos acidentes que envolvem afundamento são causados por um alarme de água defeituoso. O usuário não tem a rotina de verificar se há agua no porão confiando no alarme e acaba sendo pego de surpresa. Se você não tiver um alarme de nível de água e deixa seu barco na água, pense em colocar um com uma cigarra e bem forte, para que vizinhos e vigias do fundeadouro possam ouvir de longe caso você não esteja na embarcação.

4 – Cuide de eventuais acúmulos de óleo no porão. A borra de resíduos de óleo na agua podem causar mal funcionamento nas partes submersas da bomba de porão. Se tiver um vazamento de óleo do motor mesmo que pequeno, procure repará-lo. Se tiver caído grande quantidade de óleo devido a uma troca de filtro ou alguma manutenção, tire o máximo do óleo antes de acionar a bomba de porão, e ao final do processo, deixe a bomba funcionar com bastante água limpa, diluindo ao máximo o engodo.

5 – Não deixe os ralos/grades de sua bomba de porão entupir. Verifique regularmente se não tem folhas ou plásticos ou qualquer coisa impedindo a bomba de sugar a agua do fundo do barco. Ela foi feita para funcionar puxando agua, e se ficar muito tempo “girando em seco” pode acabar queimando ou estragando suas partes internas.

Fonte: Portal Náutica

Ao final das contas, faça regularmente a inspeção e verificação e garanta a segurança do seu barco e sua família.

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