Curiosidades

O litoral alemão

Quando se fala em Alemanha o que muitos tem em mente são os castelos e fortalezas medievais, as montanhas, as cidades pitorescas e vilinhas de contos de fada – que de fato são as atrações mais visitadas pelos turistas internacionais. Por isto que para muitos pode surgir a dúvida se o país tem um litoral.

A resposta é sim, a Alemanha tem um litoral com muitas praias! 👏 Parte das regiões norte e nordeste da Alemanha são banhadas pelo Mar Báltico (Ostsee) e pelo Mar do Norte (Nordsee), onde se encontram diversas cidades portuárias, de veraneio e balneários, como Stralsund, Warnemünde, Cuxhaven, St Peter-Ording, Travemünde ou Heiligendamm.

Além disto a Alemanha tem diversas ilhas que oferecem muitos quilômetros de praias. Dentre as ilhas mais populares estão Amrum, Sylt e Föhr no Mar do Norte e Rügen, Usedom e Fehmarn no Mar Báltico – inclusive estas três últimas são as maiores ilhas da Alemanha.

As praias da Alemanha são de areia branca e fininha (em muitas partes da Europa, a praia não tem areia, mas pedregulhos ou pedras como em um rio) e geralmente são largas e compridas, com águas mais calmas no mar Báltico e com ondas mais fortes nas praias do mar do Norte. Algumas praias tem dunas e uma vegetação própria e as gaivotas são muito comuns nestas praias.

Em muitas praias tudo é muito bem sinalizado e regulamentado. A água do mar nas praias alemãs via de regra são mais frias, em especial se compararmos com as praias do Brasil, que tem um clima tropical. Até porque estas partes das regiões norte e nordeste da Alemanha são na média mais frias que outras partes do país. Para que a água tenha uma temperatura mais agradável é necessário dias de calor bem intenso – que não são muitos para estes lados 🙁 As praias alemãs tem uma arquitetura e uma característica singular, um jeito próprio. E a atmosfera é bem legal. Inclusive muitas pessoas viajam até em meses de inverno para estarem no litoral e aproveitarem outras atrações que o local venha a oferecer – muitos fazem caminhadas por trilhas, fazem passeios de bicicleta, visitam museus, etc.

Gostou?
Mergulhe Nesse Universo!

Leave a Response