quinta-feira, abril 18, 2024
Curiosidades

Os tipos de esportes aquáticos e seus benefícios para a saúde

O inverno já está indo embora e, com isso, os climas tropicais do nosso país vão dando o ar da graça. É nessa época que muita gente perde a preguiça e começa a praticar exercícios físicos, pensando no verão e no consequente corpo mais a mostra, devido ao calor. Os esportes aquáticos são um dos mais escolhidos, não apenas pelo clima, mas também por causa dos inúmeros benefícios que eles trazem para a nossa saúde.

Se você está pensando em se aventurar com os esportes aquáticos, mas ainda não escolheu qual o melhor para você, confira as modalidades que iremos apresentar no post de hoje, seguidas de suas vantagens. Vamos lá!

 

1) Wakeboard

É a combinação ideal para o início de uma atividade física empolgante, que beneficia tanto o corpo como a mente. O wakeboard (foto*) é um esporte aquático que está conquistando os brasileiros pelos benefícios que proporciona, além da satisfação em praticar. E no Brasil, cujas temperaturas amenas e tropicais praticamente não descem abaixo do 20 graus, oferece as condições climáticas ideias para a prática. Com relação à saúde, também os benefícios são maximizados pois trabalha a musculatura do corpo como um todo – abdômen, região lombar, braços e pernas, tonificando os músculos e propiciando o equilíbrio e a consciência corporal. E os benefícios não param por aí. Educadores físicos afirmam que o esporte melhora o humor, diminui e controla o estresse justamente pela descarga dos hormônios ACTH e endorfina, que liberados durante o exercício, levam à sensação de prazer e bem estar. O gasto calórico é de 450 calorias por hora, o mesmo que uma caminhada na esteira.

*na foto, @mariana lopes praticando wakeboard com o Na Onda do Rio, parceiros da Aqua Space e referência em passeios pelo litoral carioca, assim como na didática do esporte que vem ganhando os cariocas, wakeboard.

2) Windsurf

No esporte aquático o participante precisa se manter equilibrado numa prancha de surfe junto de um vela. A atividade melhora a postura, o sistema cardiovascular, aumenta a força e ajuda a definir músculos dos braços, glúteos e abdome. Os iniciantes queimam até 500 calorias e já os veteranos, que praticam o esporte em mais velocidade, é possível queimar até mil calorias em uma hora se divertindo.

3) Rafting

O esporte de aventura, onde o trabalho em equipe é fundamental, reúne cerca de 6 participantes dentro de um bote inflável para descer rios e corredeiras. Além da aventura e do frio na barriga, dentro de uma hora é possível queimar até 800 calorias dependendo da intensidade.

4) Hidroginástica

Atividade aeróbica de baixo impacto pode ser praticada por todos. Ela engloba exercícios de flexibilidade, resistência e força, ajuda a queimar calorias, melhora o sistema cardiovascular, tonifica os músculos, entre outros benefícios. Uma hora de atividade ajuda a queimar de 300 a 500 calorias dependendo do biotipo do aluno. Outras variações da hidroginástica são: Hidroabdominal, realiza exercícios com barras e espaguetes, focados no abdome e queimam de 300 a 400 calorias; Hidroaero Local, mescla exercícios aeróbicos com localizados de pernas e braços e queima de 300 a 500 calorias; Hidropower, tem exercícios aeróbios intensos com agachamentos, saltos e pouca ou nenhuma pausa e queima de 400 a 700 calorias.

5) Canoagem

O esporte náutico, praticado com canoa ou caiaque, passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos a partir de 1936. Tem variações como a Canoagem Slalom, Canoagem Oceânica, Canoagem Maratona, Caiaque-Pólo e Freestyle. A atividade desenvolve a coordenação motora, elasticidade, equilíbrio, força e resistência e ajuda a queimar de 200 a 500 calorias em 1 hora dependendo do biotipo da pessoa.

6) Polo Aquático

O esporte é semelhante ao handebol só que praticado na piscina. Exige muitas batidas de pernas para a sustentação e saltos dentro d’água para pegar a bola. É uma atividade aeróbica intensa que trabalha a resistência e fortalecimento dos músculos. Uma hora de aula ajuda a queimar até 600 calorias.

7) Water Bike

Por meio de um equipamento sem assento instalado na borda da piscina o participante pode pedalar, fazer movimentos de remada e step. A atividade aeróbica de alta intensidade queima até 800 calorias em 50 minutos.
Créditos: divulgação

8) Surf e Bodyboard

O esporte aquático fortalece os músculos do braço, tórax, ajuda a tornear pernas, braços e abdome. Além disso, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e melhora do equilíbrio. Ao longo de uma hora surfando é possível queimar cerca de 600 calorias.

9) Mergulho

O esporte de aventura, além de divertir, relaxar, espantar a ansiedade, trabalha braços, pernas, panturrilha, glúteos e ajuda a queimar ainda cerca de 350 calorias em uma hora. Pode ser livre, usando apenas uma máscara, snorkel e nadadeira ou autônomo, que necessita de roupa de neoprene, regulador e cinto de lastro, colete equilibrador e cilindro de ar comprimido.

10) Natação

A atividade física aeróbica trabalha todos os músculos e melhora o condicionamento físico. Dependendo do metabolismo do praticante, no decorrer de 50 minutos de aula, queima de 400 a 800 calorias

Gostou?
Então, vem com a gente e Mergulhe Nesse Universo!

Leave a Response