segunda-feira, setembro 27, 2021
Curiosidades

Pesca iluminada

🌠 Com os acessórios certos, você pode praticar a pesca noturna sem ficar no escuro – e sem espantar os peixes!

🐟 Pescar à noite já não é novidade em grande parte dos pesqueiros. Trocar o sono pelos arremessos em horários nada convencionais vale a pena por bons motivos: os peixes ficam menos ariscos, os “alevinos” importunam menos e os grandões se aproximam mais das margens.

🐟A iluminação ajuda ou atrapalha, atrai ou espanta os peixes? O tema divide opiniões; há tanto aqueles que acham que, quanto menor a claridade artificial, melhor será, como os que julgam que os peixes se acostumam com a iluminação, chegando a ficar sob os focos de luz à espera de insetos que caem na água ou de pequenos peixes que passam ou permanecem no local. De qualquer maneira, é claro que alguma iluminação sempre se faz necessária, para que possamos nos orientar, preparar materiais e embarcar peixes.

🐟 As “luzes auxiliares” mais comuns são as boias luminosas, as miçangas e os cabrestos fluorescentes utilizados nas pontas das varas. Muitos desses acessórios são adaptados e mesmo inventados, com muita criatividade, por pescadores e lojistas. E, quando algo funciona, logo é reproduzido e repassado para outros pescadores, como aconteceu com a invenção que descreverei a seguir. Com partes de uma boia luminosa usada na pesca de peixes-espada (ou seja, em água salgada), um pedaço de cano de PVC e um LED, pode-se montar uma lanterna de pequeno foco semelhante a um “canhãozinho” com 15 centímetros de comprimento, bastante útil para iluminar a ponta da vara telescópica ou a anteninha sem clarear a água.

Fonte: Revista Pesca Esportiva

Mergulhe Nesse Universo (noturno)! 🌠😃🌠

Leave a Response