segunda-feira, setembro 27, 2021
Curiosidades

Segurança no mar

⚓ Conheça muito bem o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar, o RIPEAM.

⚓ Leia a Norman-03/DPC, disponível no site dpc.mar.mil.br , que detalha itens importantes relativos à atividade náutica de lazer.

⚓ Nunca entregue o barco a uma pessoa não habilitada. Além de ser um crime, você será responsabilizado caso haja um acidente.

⚓ Conduza o barco sempre em velocidade compatível com a situação. Excesso de velocidade é um fator que leva facilmente a um acidente.

⚓ Nunca se aproxime a menos de 200 metros das praias em alta velocidade. No caso da colocação ou da retirada do barco da água, faço-o sempre nas partes da praia determinadas para isso e entre e saia devagar.

⚓ Não consuma bebida alcoólica se estiver pilotando. Se isso ocorrer, passe o timão para outra pessoa habilitada e hábil para conduzir seu barco com segurança.

⚓ Certifique-se das normas locais expedidas pelas Capitanias e Delegacias dos Portos da sua região.

⚓ Faça a manutenção preventiva do motor e dos itens mecânicos, elétricos e hidráulicos do seu barco.

⚓ Verifique se o combustível é suficiente para a saída, lembrando-se de deixar um terço da quantidade de diesel ou gasolina prevista para uma viagem de reserva.

⚓ Faça um checklist antes de sair com o barco,conferindo a âncora, se o bujão (bueira) está fechado e se o material de salvatagem está a bordo e dentro do prazo de validade.

Gostou das dicas?

Mergulhe Nesse Universo!

Leave a Response